Tuesday, June 20, 2006




B R I N D E S

-" ...hoje vou deixar-lhe essa caneta de brinde, que possui o nome e o telefone da nossa empresa !" Esta é uma boa forma de finalizar uma visita a um cliente. Quem não gosta de ganhar brindes ? Sejam eles de diferentes formatos, tamanhos e cores, são opções marcantes na divulgação de marcas e produtos, porque deixam residuais para um futuro marketing de relacionamento com o cliente. Na visita seguinte ele já te atenderá de forma diferente, alguns até comentam que deram o brinde pra esposa ou filha, e elas adoraram, e perguntam se você não consegue outro pra ele. Então cuidado na hora da distribuição, e na quantidade adquirida, tenha sempre uma reserva para as eventualidades. As dicas de hoje são ferramentas do Marketing Promocional, os brindes. Existem vários tipos de brindes, os mais utilizados são os, adesivos, blocos, agendas, chaveiros, marcadores de livros, canetas, lápis, réguas, sacolas, bolsas, bonés, ímãs, CDs, canecas, cartões, calendários, bottons, camisetas promocionais, livros, revistas, amostras grátis, etc. . Dependendo do brinde, você consegue imprimir nomes, logomarcas e até fotos. Escolha um brinde adequado a sua empresa, ao seu bolso e a seus clientes. Os preços variam e os fabricantes também. Procure-os nos sites de busca, catálogos, páginas amarelas, jornais e etc. As canetas por exemplo, que são muito requisitadas, possuem preços unitários, a partir de 60 centavos, na compra de um lote de mil unidades. Quanto maior a quantidade que pedimos, menor é o preço. Adesivos plásticos, para vidros de carros ou portas, também estão nessa faixa de preço, se for dupla-face, o preço logicamente dobra. Não seja perdulário e nem fique tentando economizar a entrega dos brindes, porque haverá ocasiões para ambos os casos. Em alguns clientes, você terá que passar por várias pessoas, e talvez, elas também mereçam receber seu valioso brinde. Algumas, porque foram muito educadas com você. E outras, porque não foram muito educadas com você, e nessa hora, você quebra o gelo dessas pessoas. Não significa que você esteja comprando essa pessoa, e sim, que está sendo agradável com ela, e gostaria da reciprocidade. Esse assunto dos brindes é muito interessante e curioso, porque, até o nosso governo restringiu algumas normas para o recebimento deles, porque algumas pessoas estavam recebendo relógios de marca, carros, viagens internacionais, e aí vai..., uma outra categoria de brindes, que não me cabe comentar, e sim lamentar. Viva os pequenos brindes !!!