Thursday, June 22, 2006

Dicas dos Jornais Impressos
Eu e milhões de pessoas em todo o mundo gostamos de ler um jornal diariamente ou só aos domingos . Graças a prensa inventada por Gutemberg, e depois o seu aperfeiçoamento pelo alemão Frederck Koenig (embora a idéia fosse do britânico William Cowper), que fabricou a primeira prensa cilíndrica movida a vapor, os impressos tornaram-se parte das nossas vidas. Hoje as dicas são para essa mídia tão importante em nossas vidas, formadora de opinião, educadora, e entretenimento ao mesmo tempo, o jornal. O jornal impresso completou 400 anos em 2005. Em termos de participação de mercado (share), o jornal é a segunda maior mídia, perdendo apenas para as TV's abertas (no Brasil são :TVE; Globo; Redetv; Bandeirantes; Record; SBT e algumas afiliadas dessas). Calcula-se cerca de 400 milhões de exemplares diários, lidos por mais de um bilhão de pessoas. O maior jornal de circulação diária no mundo, está no Japão : O Yomiuri Shimbum , com tiragem média diária de 14 milhões de cópias. O segundo é o The Asahi Shimbum (12 milhões), também no Japão. O terceiro é o Mainichi Shimbum (5.6 milhões), adivinhem aonde? também no Japão. O quarto é o Nihon Keizai Shimbum (4,7 milhões), chega de também, é do Japão. O quinto é o Chunichi Shimbum (4,5 milhões), do Japão. O sexto é o Bild (4,2 milhões), da Alemanha. O sétimo é o The sun (3,5 milhões), do Reino Unido. O oitavo é o Sankei Shimbum (2,7 milhões), do Japão. O nono é o USA Today (2,6 milhões), dos EUA. E para finalizar a lista dos 10 maiores, o Canako Xiaoxi (2,5 milhões), da China. Resumindo, dos dez maiores, 6 são do Japão, talvez aí, esteja uma das explicações para o rápido crescimento deste pequeno país, que foi estupidamente arrasado na segunda guerra mundial, com duas bombas atômicas, e hoje é uma das maiores potencias mundiais. Aqui no Brasil, a nossa realidade é outra, saímos de um período militar que não incentivava a educação e a busca do conhecimento, e caímos em outro ,onde temos a educação e o conhecimento, mas temos pouco incentivo. Juros altos, Burocracias intermináveis, e a lista segue, atrasam o nosso país, onde os 10 primeiros jornais em circulação, de acordo com o IVC(índice de verificação de circulação - Órgão renomado, e que atesta a circulação de algumas mídias), da média diária em fevereiro/2005, mostram um pouco da nossa realidade. O 1º é a Folha de São Paulo (302.908 exemplares) / 2º - O Globo (276.531) / 3º - Extra (250.635) / 4º - O Estado de São Paulo (233.420) / 5º - Zero hora (185.098) / 6º - Correio do Povo (174.580) / 7º - O Dia (156.699) / 8º - Diário Gaúcho (155.090) / 9 º - Lance (117.380) / 10º - Agora São Paulo ( 82.957) . No Domingo quase todos dobram sua circulação. Apesar dos números serem baixos, considerando os milhões de habitantes que habitam as grandes cidades, publicar anúncios em suas páginas, continua sendo um ótimo meio publicitário, com um preço acessível a todos os bolsos, dos classificados á página inteira. Se você anunciar em mais de um, a possibilidade de atingir seu potencial público alvo de forma rápida e eficaz é muito grande. Para anunciar você pode procurar algumas agências de jornais, ou procurar os Agenciadores de Propaganda, que utilizam as mesmas tabelas dos veículos, os preços das Agências são os mesmos do Agenciador, que são pagos por esses veículos. São profissionais inscritos em sindicatos e registrados no Ministério do Trabalho e que obtém autorização dos veículos de comunicação para agenciar os espaços publicitários dos mesmos. Quanto mais vezes consecutivas você anuncia, maior é o desconto que os veículos repassam, e vários ainda aceitam cartões de crédito. Por último, não se esqueça de incluir seus anúncios nos jornais de bairro, onde fica seu negócio. Alguns são do formato tablóide e são independentes dos grandes jornais (alguns disponibilizam um ou dois por semana, para bairros diferentes). Se animou ? quer anunciar ? o anúncio certo, no lugar ou retranca ( são os cadernos de cada jornal) certo, é retorno de investimento para sua marca e lucro para sua empresa.