Tuesday, June 20, 2006



Mas afinal, o que é Publicidade?
Propaganda? Marketing? Merchandising ou Merchan (como diziam num realite show), Promoção? Divulgação? Mídia?... Todos sabemos que são termos muito utilizados na mídia televisão, embora sejam de todas as outras mídias (rádios, jornais, revistas, internet, mídia exterior - o u t d o o r - b u s d o o r - mobiliário urbano e outras). Existem milhares de excelentes livros no Brasil e no mundo explicando em detalhes estes termos. A internet também é uma boa opção de pesquisa tanto que você acabou me achando. Não importa qual o meio que for utilizar, e sim o seu interesse e tempo. Aos poucos, vou revelando cada um dos termos mais usados no meio publicitário, começando por publicidade que é tudo aquilo que é público ou que é feito em público. Mas o primeiro passo é você comprar um livro sobre o seu ramo de negócios, a internet tem pequenos artigos em vários sites de busca. Para os que puderem, contratem uma agência ou consultoria, existem milhares no Brasil. Aprenda sobre si mesmo, sobre o que quer fazer, onde quer chegar, e como chegar, é o caminho mais natural para o seu sucesso. Publicidade é a qualidade do que é público ou do que é feito em público, ou que é a arte de exercer ação psicológica sobre o público com fins comerciais ou políticos. Essa é a discrição do dicionário Aurélio, Concordando ou não, e como também já fizeram discrições semelhantes em vários países, eu também fiz a minha, e coincidentemente é a minha preferida : Publicidade é tudo aquilo que uma pessoa ou empresa faz, utilizando técnicas de propaganda e marketing, com intuito de despertar a atenção, e conseguir com isso, uma divulgação ou promoção em público. Parece simples, mas daí começa um desdobramento, em diversas áreas, onde surgem vários conceitos e técnicas, que sendo bem utilizadas, são capazes de encurtar o caminho para a realização do que se quer fazer. Existem milhares de casos comprovando os benefícios da boa publicidade. Também existem especialistas que além de responderem pela imagem das empresas em que trabalham, fazem a ligação do que foi criado, para os meios de comunicação, e são chamados de Relações Públicas, possuem Formação Superior em Comunicação ou Pós-Graduação e são inscritos no Sindicato de sua classe. Para maiores informações sobre Relações públicas,uma dica é o site conferp.org.Br Quem não se lembra da campanha do câncer de mama, onde víamos várias pessoas utilizando a camisa da campanha com um círculo azul, ou a campanha do macdia feliz, que destina verbas para o tratamento de crianças com câncer. Será que os hemocentros conseguiriam manter seus estoques de sangue sem fazer publicidade? Temos que dar o braço a torcer, e saber utilizar esta poderosa ferramenta de maneira certa e coerente. Houve gente que a utilizou para fazer o mal, como um certo oficial alemão há quase 70 anos atrás, ou um ex-presidente brasileiro que sofreu impecchement na década de 90, e o final não foi nada feliz.