Tuesday, June 20, 2006



PESQUISA

Suponhamos que hoje você finalmente resolveu que era hora de investir um pouco mais em você ou no seu negócio. Seria bom que antes que você fosse procurar uma agência, consultoria, ou fizesse qualquer coisa em termos de Publicidade, que desse uma olhada nesses sites que estou indicando adiante, que além de informativos são bem interessantes para melhor compreensão das normas e leis do Mercado Publicitário. São muito importantes na condução da Publicidade Brasileira : cenp.org.br & conar.org.br . O CENP é o Conselho Executivo das Normas-Padrão, foi criado em 1998 para a elaboração de normas nas relações comerciais entre Veículos, Agências e Anunciantes. O CONAR é o Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária. Foi criado em 1980 e impede que a propaganda enganosa ou abusiva cause constrangimento aos consumidores e as empresas. Se há algum problema com o comercial, o CONAR retira-o do ar. Esse é o procedimento mais correto, até que se analisem com calma todas as circunstâncias. Sem polemizar, este tipo de atitude serve sempre de alerta e demonstra a seriedade de como que é tratada a nossa propaganda. Não podemos colocar a nossa imaginação a mil e criar publicidades que, embora não intencionais, possam desagradar a alguém ou a algum grupo, há limites para tudo, e as Leis e Normas estão aí para sugerir esses limites. Nestes sites que citei acima, você poderá baixar os arquivos de várias leis. Se a sua intenção for começar a elaboração de algum tipo de divulgação como, por exemplo, uma fachada ou um letreiro para seu negócio, fazendo o certo, dentro da lei, não há motivo para preocupação, embora haja pouca fiscalização, ela existe e as prefeituras são as responsáveis pela organização e distribuição das licenças para colocação de Outdoor, Fachadas, Mobiliário Urbano - Ponto de Ônibus - Placas de esquinas (pirulitos) e outras. No caso do Mobiliário Urbano, é feito por edital. Nos demais casos, geralmente paga-se uma taxa anual, variando pelo tamanho e tipo de mídia. Em 2005, fiz um levantamento numa prefeitura de uma cidade da Região dos Lagos, para colocação de um Outdoor na estrada, e custava R$ 96,66 o metro quadrado por ano, enquanto no Rio de Janeiro estava por volta de R$ 170,00 .